Há poesia em cada dia! Hoje é

Adeus, Nilto Maciel


Há mais de um ano este blog está parado. Curiosamente, uma das últimas postagens é a resenha de um livro dele. Fiquei sabendo, hoje de manhã, da partida de meu amigo Nilto Maciel. Liguei imediatamente para o querido Pedro Salgueiro que, infelizmente, confirmou a notícia. Foi encontrado em casa sem vida quando amigos desconfiaram porque não compareceu a um evento literário que prometera participar.

Nilto era uma pessoa ímpar. Um homem generoso, de opiniões fortes, preocupado com a leitura, com a escrita e dono de uma literatura densa. Ficcionista brilhante que também enveredou pela tarefa de pesquisador e crítico literário com maestria. Como era bom ler seus textos, amigo Nilto. Não só os romances, os contos, as críticas, as crônicas, mas também seus e-mails ou mesmo suas atualizações no Facebook - que davam conta do quanto sua visão de mundo era cada dia mais arguta.

Nilto e as redes sociais. As redes sociais e os blogs que possibilitaram que, com amigos em comum, eu te encontrasse. Primeiro virtualmente, depois pessoalmente quando mudei para Fortaleza. Como era bom conversar contigo. E como ficava feliz quando conversava com Pedro e ele me dizia que você tinha tocado no meu nome e perguntado notícias - nos tempos corridos do começo de 2014, acabei por te ver menos do que deveria, amigo. Cabe aqui um enorme pedido irremediável de desculpas. Pagarei, diariamente, por este falta anterior com a saudade futura. Sobre a morte, não nos cabe mais nada a fazer.

O Monte Castelo acordou mais triste hoje. Fortaleza, Brasília, São Paulo e o Brasil estão mais tristes hoje. Eu só queria te dizer, usando as palavras, as companheiras máximas de sua vida, que vou sentir a sua falta e agradeço por tudo. Um abraço, amigo.


Do lado direito, de camisa cinza, Nilto Maciel em sua participação no I Simpósio de Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará (UFC), dezembro de 2013.
Foto: Marcos Blaque.

0 comentários:

Postar um comentário

Traduzir / Translate

 

© Copyright Há poesia em cada dia . All Rights Reserved.

Designed by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine

Blogger Template created by Deluxe Templates