Há poesia em cada dia! Hoje é

Há poesia em cada dia

No final do ano passado, fui conferir um Sarau com a presença de três importantes poetas contemporâneos: Alberto Martins, Fabrício Corsaletti e Eucanaã Ferraz. Após uma leitura de trechos de suas obras, eles discutiram assuntos como o modo de produção de cada um, circunstâncias que os levaram a determinados poemas e a relação deles com o texto/público leitor. Os três são ótimos, mas devo destacar um deles: Eucanaã Ferraz. Poemas fantásticos, consciência apurada de escritor e humildade tocante.

Mas falemos da obra de Eucanaã que é aí que quero chegar. Ele escreveu um poema chamado 18.05.1961, data do seu nascimento, e que fala sobre o seu nome. O poema é genial e merece a uma leitura atenta. A partir desta experiência, pensei também em tentar escrever algo sobre o meu nome já que ele possui uma história curiosa - e não poderia escolher outro nome para o poema que não o deste espaço:


Há poesia em cada dia

E no princípio
era Marte e o
martelo guerreiro,
ora grande martelo,
ora martelo pequeno,
venho do derradeiro auspício:
sou martelo primeiro.
A voz da morta avó
salvou-me do sacrifício.
Espanhocano, lutei só,
antes mesmo do início
da vida, enrolado no cordão
que deveria ser alimentício.
Marcos era escolha
da avó que mesmo
finda salvou a minha vida e
fiquei só, salvo, empunhando o
martelo, alerta.
Meu pai também disse
certa vez um nome
que queria e o colocou.
Renato que, justamente,
em língua morta,
quer dizer aquele
que renasceu.
Redivivo, derrota da morte,
filho da vida: sou eu.

4 comentários:

helitera disse...

Que efeito bonito! Como se as palavras estivessem bailando... Muito bom!

Marcos R. B. Lima disse...

Olá, Heli.

Que o ritmo da poesia nos leve - sempre.

Abraços!

Geraldo Lima disse...

Belos poemas, o seu e o do Eucanaã.Parabéns.

Um abração
Geraldo Lima
www.baque-blogdogeraldolima.blogspot.com
www.o-bule.com
http://portalentretextos.com.br

Marcos R. B. Lima disse...

Olá, Geraldo.

Já sou leitor assíduo d'O Bule e agora também vou dar uma olhada nestes outros espaços.

Um grande abraço!

Postar um comentário

Traduzir / Translate

 

© Copyright Há poesia em cada dia . All Rights Reserved.

Designed by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine

Blogger Template created by Deluxe Templates