Há poesia em cada dia! Hoje é

Invocação ao poeta

INVOCAÇÃO AO POETA

Dou-te a mão poeta:
Ajude um simples leitor
a ser contemplado com a força macrocósmica
do poema como forma de amor,
como forma de alento aos
sentimentos do homem.

Que eu tenha a sua consciência paradoxal:
A que concentra, ao mesmo tempo,
a dicotomia da leveza e da intensidade,
do amor e da luta,
do nascimento e da guerra,
do ápice e da consumação.

Assim componho meu humilde canto:
Para tanto, recolho pequenos fragmentos
de minha identidade e pequenas lembranças
de minha amada. Ela também, por vezes,
mostra-se ausente e seus olhos também
parecem voar pelo ar.

Começo a enunciá-la:
Seus cabelos negros, sua pele
morena, pele da cor da minha terra.
Seus olhos – muitas vezes marejados –
estão sempre a cercar-me com
suas preocupações, com seus cuidados.

A sombra dela vigia por mim:
Ao me observar, observas a si própria, pois
sei que tu já sou eu e que eu sou,
certamente, parte de ti. Pensamos
de forma igual, mas também diversa
(somos partes diferentes de um mesmo todo).

Meu singelo pedido:
Que ela permaneça em mim,
ainda que um dia se vá. Ainda que
o tempo afaste, ainda que a memória falte.
Porque o livro está escrito e
os livros se escrevem com beijos
*.

* Tradução de um verso de Pablo Neruda.

4 comentários:

Dennis Almeida disse...

É...a lembrança da sensação as vezes supera a memória. Querer capturar o momento de hoje e guardá-lo desta maneira é como tentar pegar um beija-flor. mas não que sempre tentamos? Mas com certeza, você chegou o mais perto possível com este poema (ou poesia, como diria a Carol...)

Parabéns,

Dennis.

Marcos R. B. Lima disse...

Engraçado...

Dennis, você é realmente uma pessoa com quem tenho identificação. De todos os poemas que publiquei no blog até hoje, tenho predilação por dois: exatamente os dois que você teceu comentários a respeito.

Amigo, muito obrigado pelo incentivo.

Abraços,
Marcos.

Solange Okazaki disse...

NNNNOOOOSSSSAAAA!!!!!
Olá Marcos!
Fiquei muda!!!!
Beijos.
Sol.

Marcos R. B. Lima disse...

Não fique muda Sol! Fale! Fale sempre porque a sua opinião é muito importante para mim.

Abraços.

Postar um comentário

Traduzir / Translate

 

© Copyright Há poesia em cada dia . All Rights Reserved.

Designed by TemplateWorld and sponsored by SmashingMagazine

Blogger Template created by Deluxe Templates